sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Projeto Cidadania - Visita ao Asilo - 4ª E




3° Concurso DS - alunos 4ª E - Profª Patricia


Palestra sobre metodos contraceptivos e DST - alunos 4ª E


Encerramento do período de reposição - alunos 4ª E - Profª Patricia


Projeto Cidadania da 4º E - Profª Patricia





Reunião de Pais e MEstres

Visando uma maior participação dos pais, a reunião do 3º bimestre, aconteceu na tarde de sábado e todos os professores ficaram a disposição dos pais para esclarecer duvidas e saber da vida escolar de seus filhos.

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Festa da Primavera




Concurso contra as drogas



Iniciamos nosso trabalho a partir do primeiro dia do mês de setembro de 2009 e contamos com a participação de muitas pessoas, desde o diretor de nossa escola até a presença de uma pessoa muito especial que, entusiasmado, veio ao final do trabalho, somar conosco suas experiências, o policial Élio de Araújo (PROERD). Tivemos também a colaboração da coordenação desta unidade escolar, no sentido de total liberdade ao escolher atividades e desenvolvê-las, além de fornecer recursos para a efetivação das ações e conclusão dos trabalhos. Os pais incentivaram a presença das crianças, que não perderam um dia de aula para aprender e produzir trabalhos com a turma, inclusive em fotos. Era perceptível no rosto das crianças a satisfação em realizar os trabalhos. A turma da 4ª série D, da professora Márcia Aparecida Rodrigues, se “contaminou” com a febre da prevenção. Foi gratificante ver que assim como dizem que uma maçã podre estraga todas do cesto, vimos o contrário e na prática... Crianças incentivando as demais a produzirem, a criarem e a exercitarem a sua cidadania para, na medida do aprendizado, se responsabilizar pelo outro e multiplicar o conhecimento aos familiares e amigos.
Solicitamos aos alunos que pesquisassem em casa recortes sobre o tema com situações tristes e problemas de todos os tipos, desde pessoais até os sociais, financeiros para que, futuramente, pudéssemos confeccionar um painel com duas colunas: a dos problemas e a de suas possíveis soluções, sem que pra isso, seja necessário escolher o caminho do vício.
O trabalho seguiu com textos informativos e neste momento buscamos um que mostrava o tabaco. Esse tipo de vício deu muito que falar, inclusive sobre a nova lei da proibição em locais fechados.



Fizemos um teste medindo a tensão de cada aluno e o resultado foi surpreendente, muitos estão em estágio de estresse ou quase chegando lá. Procuramos então refletir sobre os últimos acontecimentos e em grupos buscamos soluções para tais circunstâncias sem que para isso perdêssemos o nosso equilíbrio interior, que é um fator essencial para manter pessoas alegres e saudáveis.
Realizamos uma dinâmica, cujo nome é “Desmascare o apresentador” onde devíamos observar alguém oferecendo bebidas (entre outros tipos de drogas) às pessoas e cada grupo deveria recusá-las utilizando argumentos que faziam ver a intenção verdadeira do apresentador, não se deixando enganar.
Fizemos, partindo dessa atividade, um estudo sobre as imagens vinculadas na TV, falamos das propagandas de cervejas que se utilizam de músicas, pessoas lindas, lugares maravilhosos, alegres, festas, humor....onde tudo é bom, porém, quando é feito um balanço das coisas que acontecem depois do consumo da bebida, perde-se toda a beleza.
Em grupos, levantamos ainda situações problemáticas de toda espécie, desde uma proposta de pichação até o uso de armas e atos violentos, oferecidos por parentes, amigos e conhecidos.
Confeccionamos cartazes para distribuir na comunidade com situações de hábitos saudáveis e alerta sobre as situações de risco.
Finalizamos nosso trabalho com a palestra voluntária do Policial Élio que de uma maneira simples e linguagem que se aproxima a do aluno reforçou assuntos já desenvolvidos, ouviu relatos, relatou casos em que socorreu pessoas e ajudou a prevenir males maiores.

Ao terminar a palestra, o policial movimentou a garotada com atividades lúdicas, revisando a ideia de que só a alegria pode ser um ato vicioso, e essa, quando temos, se espalha por onde passamos...
Deixou mensagens de autoestima, de fé, esperança, amor, para alunos que, enfim, fizeram o melhor nesse projeto tão relevante para toda a comunidade escolar. Sabemos que a luta contra esse mal não se encerra aqui, pretendemos continuar a batalha.
Alunos, professores e funcionários da escola receberam marcadores de páginas com mensagens positivas para recordarem sempre que a vida vale a pena e as drogas não.
© 2009 Por *Déa Produções*